Poderíamos nos perguntar: Qual o motivo de Jesus ter juntado dois discursos, a tribulação e a Sua volta, em um mesmo texto. Simples resposta há para essa pergunta, a tribulação virá antes da volta de Cristo, por isso foi colocada juntamente com o texto. Todos os versículos comentados aqui sem referência de capítulos encontram-se em Mateus 24.
Leiamos Mateus 24:2 - "Jesus, porém, lhes disse: ão vedes tudo isso? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada." Que quis dizer Jesus com isso? Que até os lugares mais santos aqui da terra seriam consumidos naquele Dia. Naquele dia o maior dos montes se romperá com o tocar dos pés de Jesus (Zacarias 14:4). Jesus virá no mesmo lugar de onde saiu um dia, e ali resgatará os seus fieis que sobreviveram à tribulação. "...haverá grande aflição que nunca vista antes..." (Mateus 24:21).
Quais os sinais dados pelo Mestre aos quais precederiam Sua vinda? Vejamos a seguir:
*Guerras e rumores de guerras (vv. 6-8): Desde as épocas mais inóspitas temos ouvido guerras, sejam por motivos banais ou importantes para o mundo. Porém nas últimas décadas temos visto um aumento muito grande nos conflitos entre povos, como as Guerras Mundiais (1914-1945), a Guerra do Vietnã (1971-1982), a Guerra do Golfo Arábico (1999-2003), além das inúmeras rebeliões, revoluções...;
*Fomes, pestes e terremotos (v. 7): África. Qual o primeiro pensamento que nos vem a cabeça quando falamos dela? Fome e pestes. E é a realidade não só deste mas de todos os continentes, desde a Europa até a Oceania. Mas será que Jesus falava apenas da fome física, necessitada de pão para ser saciada? De modo algum, pois "nem só de pão viverá o homem" (Deuteronômio 8:3 / Mateus 4:4). Essa fome é a fome espiritual, necessitada do fogo do Espírito Santo para saciar suas sedes. O mundo já não procura mais o Deus de Israel, mas sim o Príncipe das Trevas. Os terremotos são um todos os outros desastres naturais que vivenciamos no mundo de hoje.
*Perseguição por causa do Evangelho (v. 9): Mais de trinta mil cristão foram mortos nos países islâmicos nas últimas décadas por pregarem o Evangelho em território extremista. Mas não são só muçulmanos que perseguem os cristãos. Ateus, satanistas, todos eles nos perseguem dizendo que falamos mentiras e que nosso Deus não existe.
*Falsidade (vv. 10-12): Mulher trai marido e vice-versa, roubos, furtos, enganações. Tudo isso acontece nos dias de hoje e portanto não foi invenção de Cristo. O ser humano perdeu completamente o significado da palavra "amor". Hoje em dia é só diversão. Não há mais um casamento firmado em Jesus, mais jovens interessados em ajudar o próximo, e isso prediz a volta do MESTRE.
*O Evangelho a todos (v. 14): Internet, rádio, TV, jornais, revistas, milhares de igrejas. O Evangelho com toda certeza está sendo pregado a todos. Porém aquele que deseja procurar uma igreja deve saber filtrar o Evangelho que escuta, pois há também nas igrejas grupos de lobos devoradores.
Podemos perceber então que a vinda do Senhor Jesus está próxima. Você está preparado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário